Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41157

Compartilhe esta página

Título: Problemas combinatórios e sua discussão em uma escola do campo.
Autor(es): XAVIER, Maria Graciele de Melo Oliveira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Análise combinatória; Educação do campo; Erro
Data do documento: 19-Dez-2016
Citação: XAVIER, Maria Graciele de Melo Oliveira. Problemas combinatórios e sua discussão em uma escola do campo. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo Analisar a relação entre a combinatória e os contextos (realidade, semi-realidade, matemática) envolvidos a prática de alunos da educação do campo, para isso, foi necessário identificar também que relações existem entre a vida fora da escola (práticas sociais, culturais e profissionais) e na vida escolar dos alunos do campo. Dessa forma, foi necessário investigar como a Combinatória está sendo abordada na escola campesina, como também, analisou-se qual a relação que esses alunos fazem sobre os conteúdos apresentados na sala de aula com a sua realidade de camponeses, assim trazendo discussão de contexto diferenciados apresentados na Educação Matemática Critica de Skovsmose. Essa pesquisa foi realizada na escola do campo situada na Vila Bengalas no município de Passira com 3 (três) professores de matemática e com 68 (sessenta e oito) alunos pertencente ao 2º do Ensino Médio. Para a obter resultados optamos pela aplicação de questionários, onde foi aplicado um questionário para os professores atuantes na escola, buscando saber sobre sua formação e atuação na área de matemática e se existe diferença entre alunos do campo e alunos da cidade já que os mesmo professores atuam nos dois contextos. E sobre a análise dos alunos utilizamos dois questionários no primeiro buscamos saber sobre sua vida cotidiana se exerciam alguma atividade voltada para o campo, quais eram seus planos para o futuro, se desejavam um dia saírem do campo para a cidade, já no segundo questionário era composto por 5 (cinco) problemas referente a Combinatória e com isso sondar se eles fazem alguma relação da matemática vista em sala de aula com a matemática que eles tem das raízes campesinas. A análise do questionário e dos problemas nos mostrou que uma parte dos alunos participantes desenvolve atividades voltadas para o campo e uma grande parte deseja um dia saírem do campo para a cidade. Além disso, não reconhece os conceitos de Combinatória no seu cotidiano e segundo eles utilizam operações básica da matemática no seu dia-a-dia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41157
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XAVIER, Maria Graciele de Melo Oliveira.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons